Plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
1. INTRODUÇÃO
O fenómeno da corrupção ofende a essência da democracia e os seus princípios fundamentais, designadamente os da igualdade, transparência, livre concorrência, imparcialidade, legalidade, integridade e a justa redistribuição de riqueza, fragilizando a economia, dificultando o desenvolvimento sustentável das organizações e ameaça os fundamentos morais da sociedade.
O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas visa dar cumprimento às obrigações constante no Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), consignado através do Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, que veio concretizar, em dezembro de 2021, a Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024 que tinha sido estabelecida a nível governamental em abril do mesmo ano.
O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas pretende identificar, analisar e classificar as situações potenciadoras de riscos de corrupção e/ou de infrações conexas, elencar medidas preventivas e corretivas que minimizem a probabilidade de ocorrência do risco e o impacto dos riscos, bem como definir a metodologia de adoção e monitorização das medidas propostas, identificando os respetivos responsáveis.
2. OBJETIVO
Dando cumprimento ao disposto no RGPC, a REBONAVE, S.A. elabora o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, ora avante designado, PPR, reconhecendo a relevância e o valor deste instrumento de gestão na prevenção e no combate à corrupção e infrações conexas, e a utilidade na identificação e avaliação do risco associado, sendo, por isso, uma importante ferramenta de controlo e gestão do seu risco interno.
O presente PPR aborda os seguintes temas:
• A identificação e análise das situações que possam expor a REBONAVE, S.A. a atos de corrupção e infrações conexas, tendo em consideração a realidade do setor e as áreas geográficas em que a
entidade atua.
• As áreas de atividade da entidade com risco de prática de atos de corrupção e infrações conexas.
• A metodologia de avaliação de riscos, de forma a permitir a graduação dos riscos.
• A identificação das medidas preventivas e corretivas que permitam reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto dos riscos e situações identificados;
• A designação do responsável pela execução, controlo e revisão do PPR.
3. A REBONAVE
A REBONAVE – REBOQUES E ASSISTÊNCIA NAVAL SA., é uma empresa devidamente registada na Lei Portuguesa, com sede na Ladeira da Ponte de São Sebastião, Nº3, 2900-564 Setúbal, com o Número de Identificação Fiscal 502 134 259, que está preparada para desenvolver as seguintes atividades:
• Reboque portuário e costeiro;
• Reboque oceânico;
• Serviço de escolta e salvamento;
• Resgate e combate a incêndio no mar,
• Serviços de Marinharia e Manobra.
A REBONAVE e suas afiliadas, de ora em diante referindo-se por “REBONAVE”, estabelecida e tendo como porto de armamento o Porto de Setúbal, desde 1989, representa empresas de Reboque Marítimo detentora de uma frota de Rebocadores preparada para realizar todas as suas atividades e disponível para uma resposta imediata a qualquer emergência no mar, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
A localização geográfica da nossa base de operações, no Estuário do Rio Sado, nos Estaleiros Navais da LISNAVE, em Setúbal, 38º28‘25”N (latitude), 008º47‘20”W (longitude) permite-nos aceder a qualquer ponto da costa portuguesa prontamente sem restrições, para assistência marítima em operações de rotina ou emergência, em todas as condições de tempo.
As nossas operações para além dos portos e costa portuguesa, estendem-se com regularidade a todo o Oceano Atlântico Norte e Sul, assim como ao Mar Mediterrâneo.
Dispomos de uma equipa experiente e altamente qualificada de colaboradores (inscrição marítima de acordo com o STCW – versão Manila 2010 e o RIM – Regulamento de Inscrição Marítima). Temos também uma frota equilibrada, de boa qualidade e capacidade, com navios rebocadores presentes em Setúbal, Lisboa e em Sines/Portimão (empresa afiliada).
A REBONAVE, tem uma gestão comum para Lisboa/Setúbal, já a empresa de reboques associada, REBOPORT, com base no Porto de Sines, que opera em terminais de cargas perigosas e está preparada para todas as operações de assistência marítima: oceânica, costeira e portuária, tem uma gestão autónoma.
Ambicionamos desenvolver ações inovadoras e estruturadas com o intuito de obter resultados eficazes, de acordo com as espectativas dos nossos clientes e do mercado em que nos inserimos.
As operações onde a REBONAVE está envolvida têm a preocupação constante com os aspetos ambientais e de segurança, assim como resultados efetivos, de acordo com os critérios de qualidade/excelência que definimos. Temos desenvolvidos, para o efeito, Procedimentos Internos de Segurança e Ambiente, quer para bordo, quer para estaleiro, no âmbito da certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.
De forma geral, as nossas operações encontram-se organizadas em Unidades de Negócio (UN), com as seguintes atividades principais:
• Reboque em estaleiro e assistência marítima a navios em terminais de estaleiros nacionais e docas secas, de, em e para fundeadores, garantindo experiência na assistência a manobras no interior de docas/docas secas.
• Reboque portuário e assistência marítima a navios que exigem atracação em terminais portuários nacionais, incluindo os serviços de: amarração, desatracação, ancoragem, desancoragem, e manobra de “correr ao longo do cais”.
• Reboque costeiro e assistência marítima de emergência na costa portuguesa, incluindo salvamento e acompanhamento de obras costeiras;
• Operações marítimas de longo curso (oceânicas), para navios e outras estruturas flutuantes, tanto em viagens planeadas, como em operações de salvamento e resgate em alto-mar.
A missão e a visão da REBONAVE materializam-se na necessidade de operar ou movimentar navios e embarcações que a circulação de cargas e pessoas promovem. O transporte marítimo é uma atividade significativamente dependente dos contextos Políticos, Económicos, Sociais e Tecnológicos.
Estes contextos a par das estratégias e capacidades da REBONAVE determinam as questões, externas ou internas ao Universo REBONAVE que influenciam a atividade, o negócio e a satisfação das partes interessadas na Organização.
Aquelas questões são indutoras de riscos e oportunidades tratadas pela REBONAVE no âmbito das estratégias e respetivos ciclos de gestão, para potenciar resultados.
É nosso objetivo a obtenção de resultados eficazes, de forma continuada respeitando critérios de excelência, sempre que possível inovando e de acordo com as expectativas dos nossos Clientes.
MISSÃO
Prestação de Serviços de Reboque e Assistência Naval, em águas oceânicas, costeiras e interiores, em todo o território Nacional, Atlântico Norte, Sul e Mediterrâneo.
VISÃO
A mais competente e qualificada empresa de reboque e assistência naval em Portugal.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O modelo de gestão da REBONAVE, adequa os recursos aos processos definidos e implementados. A estrutura organizacional desenvolve-se da seguinte forma:
A REBONAVE assegura o cumprimento dos requisitos normativos da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, tendo o seu Sistema de Gestão Integrado certificado por uma entidade certificadora para o âmbito “Prestação de serviços de manobra em Estaleiros Navais, reboque local, costeiro e oceânico, serviços de escolta, operações de resgate, salvamento e combate a incêndio no mar”.
4. RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PPR
O plano de prevenção de riscos e infrações conexas é elaborado, tendo em consideração as obrigações legais em vigor e com a colaboração de todas as direções da REBONAVE, sendo liderado pela Direção Geral, que assume a responsabilidade pela sua execução, monitorização e atualização, quando necessário, conforme decorre do disposto na alínea e) do nº2 do artigo 6º do Regime Geral da Prevenção da Corrupção.
5. METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO RISCO
A metodologia de identificação e avaliação de risco consiste em:

Os critérios de avaliação do risco são:
• Probabilidade de Ocorrência
• Impacto na Organização
Probabilidade de Ocorrência

Impacto na Organização

O risco é avaliado de 1 a 9 em função do produto da probabilidade pelo impacto na Organização. No que se refere à sua significância, o risco é classificado de não significativo (1 a 6), baixo (8 a 12), moderado (16 a 24) e elevado (27 a 81).

A identificação e avaliação do Risco fica registada no Anexo a este PPR.
O tratamento de riscos envolve a seleção e implementação de uma ou mais ações (Medidas preventivas e/ou corretivas) para modificar os riscos
Trata-se de um processo cíclico composto por avaliação ou reavaliação dos riscos das medidas aplicadas e da sua eficácia. Neste tratamento que acarreta a tomada de decisão, as opções para o tratamento do risco poderão envolver uma ou mais das seguintes ações:
• Definir ações;
• Eliminar ou mitigar o risco;
• Monitorizar e controlar o Risco;
• Partilhar o risco (p. ex. através de contratos, aquisição de seguros);
• Reter o risco mediante decisão informada.
6. MONITORIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PPR
O processo de avaliação do risco é um contínuo que requer uma monitorização e revisão periódica.
A Direção Geral, responsável pela execução, monitorização e atualização do PPR, procede ao acompanhamento das ações definidas, reportando a sua adequabilidade de funcionalmente à Administração da REBONAVE, S.A.
Até abril do ano seguinte é efetuada a avaliação do cumprimento do PPR, através da elaboração do Relatório Anual, tal como previsto na alínea b) do n.º 4 do artigo n.º 6 do Anexo do DL n.º 109E/2021, de 9 de dezembro.
Durante o mês de outubro de cada ano é elaborada uma avaliação intercalar nas situações identificadas de risco elevado.
O PPR é revisto a cada três anos ou sempre que se opere uma alteração nas atribuições ou na estrutura orgânica ou societária da entidade que justifique a revisão da Avaliação de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas.
Após aprovação do PPR e respetivos Relatórios, a REBONAVE, S.A. dispõe de 10 dias para proceder à sua publicitação e dar conhecimento do mesmo às entidades definidas no âmbito do n.º 7 do artigo n.º 6 do Anexo do DL n.º 109E/2021, de 9 de dezembro.
7. ENTRADA EM VIGOR E DIVULGAÇÃO
O presente Plano de Prevenção produz efeitos desde o dia 10 de novembro de 2025 e será comunicado por escrito e divulgado a todos os colaboradores, de forma a consolidar a aplicação dos princípios e a adoção dos comportamentos no mesmo estabelecidos.
SEDE/DAF/RH
Email: rebonave.sa@rebonave.pt
Email: daf.rh@rebonave.pt
Contacto Telefónico: +351 265 530 040
ANEXO I
Identificação e Avaliação do Risco











SEDE:
Lat 38º 31'23" N | Long 008º 53'13" W
Ladeira da Ponte de S. Sebastião, Nº 3
2900 - 564 Setúbal PORTUGAL
EMAIL:
rebonave.sa@rebonave.pt
Telf: +351 265 530 040
Fax: +351 265 530 051
OPERAÇÕES :
Lat 38º 28’51" N | Long 008º 47'35" W
Estaleiro da LISNAVE - Mitrena
2910-738 PORTUGAL
EMAIL:
central.vhf@rebonave.pt
Telf: +351 265 530 040
Fax: +351 265 719 290
