" Entrou no passado dia 12 de Fevereiro, pela primeira vez, no porto de Setúbal, seu futuro porto de armamento, o navio rebocador oceânico MONTE DA LUZ. Esta nova unidade, que vem reforçar a frota da Rebonave, tripulada por Oficiais, mestrança e marinhagem da empresa, concluiu naquele dia um percurso de cerca de 7.850 milhas, percorridas em 34 dias, iniciado na Malásia, em Sibu, onde foi construida, e com trânsito pelo Golfo de Adém, com segurança armada a bordo e integrando um combóio escoltado por navios de guerra da NATO.
A nova unidade, de acordo com as tradições marítimas, foi esperada pelas restantes unidades da frota da Rebonave no interior do estuário do Sado, devidamente embandeiradas em arco, que com muitos apitos a acolheram em saudação de boas-vindas. Em seguida o MONTE DA LUZ foi escoltado por essas outras unidades pelo canal Sul de acesso aos estaleiros navais da Lisnave, onde atracou e ficará baseado.
A Rebonave tem vindo a investir na atualização da sua2952 01 frota através de um programa de médio prazo que inclui a aquisição de novas unidades e a modernização das unidades mais antigas. A aquisição do MONTE DA LUZ, um rebocador oceânico do tipo AHT – Anchor Handling Tug, unidade de características únicas entre nós, visa reforçar a presença da empresa no mercado do reboque oceânico e na assistência marítima especializada, permitindo realizar algumas operações complexas até agora impossíveis de executar por empresas portuguesas.
A Rebonave dispõe de uma frota de rebocadores oceânicos, costeiros e de porto, tendo a sua base de operações localizada no estuário do Sado, na península da Mitrena, junto dos estaleiros da Lisnave. As boas condições da barra, a excelente localização do porto de Setúbal, a meio da costa do Continente, e a existência de unidades em prontidão imediata, permitem aos meios da Rebonave aceder com rapidez a qualquer ponto da costa portuguesa para assistência marítima, quer em operações de rotina, quer em situações de emergência. "
|